Publicado em 04/08/2017 às 17h31

Agroecologia será fomentada no Território Mucuri

A demanda surgiu na primeira rodada dos Fóruns Regionais de Governo

768

Durante os Fórum Regional de Governo, que aconteceu nessa quinta-feira (3), em Nanuque, no Território de Desenvolvimento Mucuri, o Governador Fernando Pimentel, acompanhado do Secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, assinou um despacho governamental para criação de um Grupo Executivo Permanente, que visa fomentar a agroecologia na região. 

A criação do grupo é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SEDA) e tem o objetivo de definir estratégias de transição de métodos produtivos tradicionais a serem substituídos pelos de sustentabilidade socioeconômica e ambiental, beneficiando os 29 municípios que compõe o território. 

A demanda surgiu na primeira rodada dos Fóruns Regionais de Governo, a partir de reunião de diversos atores da sociedade civil organizada com a Secretaria Executiva do Território Mucuri e outros órgãos do estado. Em resposta a isso o grupo será criado pela SEDA e contará com representantes da EMATER-MG, IMA, IEF e UFVJM. 

Para o Secretário Professor Neivaldo a criação do grupo permanente é de fundamental importância para o fomento da agroecologia na região. “O Vale do Mucuri só tem a ganhar com a criação desse grupo pois ele vai trabalhar permanentemente pela mudança de cultura da produção da agricultura familiar. A agroecologia é a grande responsável por alimentos mais saudáveis que chegam às nossas mesas. Ganham os produtores e todos nós com comida sem veneno.” disse. 

A SEDA também contou com um estande para fornecer informações sobres as políticas públicas desenvolvidas pelo órgão e esclarecer dúvidas dos presentes.

Além disso, a Diretora de Apoio a Agroecologia, Produção Orgânica e Agricultura Familiar, Marcela Costa realizou uma Roda de Conversa como tema "Agricultura Familiar no Território Mucuri" na Sala Canastra a partir das 9h. 

Confira algumas das ações da SEDA já realizadas no Território Mucuri 

- 9 kits-feira beneficiando os municípios de Crisólita, Itambacuri, Novo Oriente de Minas, Poté, Teófilo Otoni e Umburatiba.

- 2 caminhões isotérmicos para Nanuque e Teófilo Otoni.

- Entrega de 235 títulos de propriedade rurais para beneficiários dos municípios de Frei Gaspar, Poté, Setubinha e Teófilo Otoni.

- Realização do Circuito Alimentação em Téofilo Otoni, com participação de 330 inscritos entre gestores, agricultores e extensionistas.

- O município de Águas Formosas recebeu 50mil reais da SEDA para aquisição de máquinas agrícolas;

- O município de Pavão  recebeu mais de 40 mil reais a partir de edital para projetos de estruturação produtiva;

- Certificação das comunidades quilombolas Marceneiros do município Santa Helena de Minas. Além desse município, Angelândia também teve várias de suas comunidades certificadas, que são: Santo Antônio dos Moreiras, Comunidades Alto dos Bois, Córrego de Engenho e Barra do Capão.

- 6 municípios inscritos no programa Brasil sem Miséria.

- 8 municípios do território inscritos no PAA Adesão.

(Fonte Maycon Dantas)

Tópicos


Publicidade

Últimas Notícias