Publicado em 25/07/2017 às 22h48

Campanha “Quem conta é você” agita Parlamento Jovem de Minas

Objetivo é que alunos relatem impressões das plenárias regionais do projeto por meio de fotos, vídeos e outros produtos.

92

Com a finalidade de estimular o protagonismo juvenil, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou a campanha “Quem conta é você”, destinada a estudantes que integram o Parlamento Jovem de Minas 2017. A proposta é publicar na fan page do projeto no Facebook, até 8 de setembro deste ano, conteúdos produzidos por esses alunos sobre as plenárias regionais.

Essas plenárias fazem parte de uma das etapas do projeto de formação política desenvolvido pela ALMG e PUC Minas, em parceria com câmaras municipais. Neste ano, alunos de 63 municípios mineiros, divididos em 12 polos regionais, participam da iniciativa.

Na etapa regional, que é realizada até 23 de agosto, os estudantes discutem, elaboram e priorizam propostas que comporão um documento consolidado de cada polo regional, a ser encaminhado à coordenação estadual do PJ Minas. O tema deste ano é a educação política nas escolas.

Para participar da campanha, os jovens podem relatar como foram as plenárias de cada região, quais as propostas aprovadas, qual o tema sugerido para a edição de 2018 do projeto, além do ambiente, interação e amizades feitas.

Imaginação - A abordagem é livre e os participantes podem produzir texto, foto, texto com foto, vídeo, ou ainda, poema, música e crônica, entre outras possibilidades. O objetivo é destacar a visão desses alunos sobre as plenárias regionais, de forma a valorizar essa fase do projeto e contribuir para a interação entre eles.

Quando o produto estiver concluído, os participantes podem enviá-lo para a fan page do PJ Minas, com os nomes dos estudantes envolvidos e as cidades que participaram. Depois disso, o conteúdo será publicado. A expectativa é de que, no mínimo, um produto seja enviado por polo.

Fan page reúne dicas para a produção de conteúdos

Diversas dicas para que os jovens aproveitem melhor os equipamentos que têm e também a plataforma do Facebook estão sendo disponibilizadas na fan page do projeto.

Dois conteúdos publicados explicam como gravar vídeos e fazer fotos. Neles, a estudante de Comunicação Social e estagiária da Gerência de Comunicação em Mídias Digitais (GCMD) da Assembleia, Malu Cotta, traz algumas sugestões sobre como aproveitar a iluminação natural, no caso de vídeos, e projetar as fotos em formato quadrado, por exemplo.

Um outro vídeo será disponibilizado nesta quarta-feira (26/7/17), com orientações da jornalista da GCMD Renata Ornelas sobre como preparar uma pauta para um texto jornalístico.

Oportunidade para conhecer instrumentos de participação

O Parlamento Jovem de Minas, dirigido a estudantes dos ensinos médio e superior, cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

O projeto existe desde 2004. As seis primeiras edições foram sediadas em Belo Horizonte, envolvendo alunos da Capital. Em 2010, o programa foi estadualizado. Já em 2014, foi mais uma vez ampliado, com a inclusão de uma etapa regional, que possibilitou a inclusão de mais municípios.

A iniciativa conta com três etapas: municipal, regional e estadual. Nessa etapa final, são votadas propostas que compõem um documento a ser repassado à Comissão de Participação Popular, que, por sua vez, dá encaminhamento formal às deliberações dos estudantes.

(Fonte ALMG)

Tópicos


Publicidade

Últimas Notícias