Publicado em 23/09/2016 às 13h51

CEFET não veio para Nanuque por omissão de Nide

Conforme publicações no Diário oficial da União, verba para implantação da Escola foi liberada, porém faltou interesse do gestor da época

1075

Nanuque ao longo dos últimos quarenta anos vem passando por uma grande decadência, para a maior parte da população, este fato se deu por falte de interesse de alguns governantes. Entre as várias perdas, uma das mais terríveis, foi a não instalação do CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica, que funcionaria no prédio do Stela Matutina.

Os editais correspondentes a liberação dos recursos foram publicados no Diário Oficial da União, em 31/01 e 23/03 de 1990, com valores disponíveis somados de CN$5.500.000,00, respectivamente. De acordo os editais, a origem dos recursos, os elementos das despesas e os empenhos tinham dotações específicas. Assim, não tem como falar que não houve por parte do governo Federal, interesse em designar a Instituição para Nanuque.

 

Outro fato relevante para a implantação do CEFET em Nanuque, foi a presença do nanuquense Ubirajara Brito, a frente do Ministério da Educação. Como Ministro Interino, Ubirajara, foi quem liberou as verbas conforme os editais. Nos mesmos jornais, outras cidades foram agraciadas com campus e, nos atuais dias estão em funcionamento, somente o de Nanuque foi abortado por falta de empenho, isso ocorreu por negligencia ou por não ter vontade que a cidade incrementasse a área de educação. Quem vive enclausurado não sabe da importância dos investimentos, como também do que uma população necessita.

Em recente reunião, o ex-prefeito Rubem Barbosa, foi direto em afirmar que a não vinda do CEFET, foi realmente por falte de interesse do prefeito à época, Nide Brito, “quando prefeito estive no MEC, para tratar do assunto, quando por surpresa fui informado que os editais de liberação dos recursos foram publicados e que o gestor do município não demonstrou nenhum interesse, assim, o prazo venceu e os recursos alocados foram devolvidos para o Ministério da Educação” disse Rubão.

A população de Nanuque, sempre reclama da falta de brio de seus gestores. Porém o prefeito Nide, administrou a cidade por 14 anos, em 4 décadas, praticamente a metade do tempo, foi onde Nanuque sofreu a maior decadência. 

(Fonte JORNAL EM TEMPO)

Tópicos

veja também


Publicidade

Últimas Notícias