Publicado em 26/09/2017 às 12h05

Comissão de Saúde discute a falta de recursos para pessoas com deficiência

Estado não consegue atender demanda de próteses e órteses devido à desatualização da tabela do SUS

194

No Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), sob o comando do presidente Carlos Pimenta, autor do requerimento, debateu os desafios que Montes Claros e região têm enfrentado no fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, frente a uma grande demanda e à limitação de recursos públicos. A situação é agravada pela falta de empresas interessadas, por causa da defasagem dos valores da tabela do Sistema único de Saúde (SUS).

Presidente da Comissão, Deputado Carlos Pimenta.

 

A reunião, que aconteceu nesta quinta-feira, 21/09, abordou também as dificuldades enfrentadas em todo o Estado na dispensação desses equipamentos pelo SUS. Ou seja, para a aquisição de órteses, próteses, como cadeiras de rodas, muletas e pernas mecânicas. “Só hoje em Montes Claros existe uma demanda de 250 cadeiras de rodas e o município não está conseguindo cumprir com esse compromisso. Por sua vez, o Estado também não está honrando com os seus compromissos”,declara Carlos Pimenta.

Na opinião do parlamentar, a discussão foi importante e proveitosa. Ele lamentou a ausência do secretário de Estado de Saúde no debate em um momento em que, segundo ele, as prefeituras passam por dificuldades. “Há uma dívida crescente do governo com os municípios, que já ultrapassa os R$ 2 bilhões. Sentimos as fragilidades dos programas de saúde pública de Minas Gerais”, declara.

Após esse encontro, Carlos Pimenta revelou que a comissão de saúde vai realizar um trabalho especial e levar o resultado ao Secretário de Estado. “Vamos solicitar a ele o cumprimento do que foi acordado e preparar para o ano que vem repasses regionais para que os municípios polos possam atender à população e aos municípios conveniados”, finalizou

(Fonte Margarida Magalhães)

Tópicos

veja também


Publicidade

Últimas Notícias