Publicado em 30/10/2019 às 19h35

Ecofuturo e Suzano inauguram Biblioteca Comunitária em Ladainha (MG)

A nova biblioteca fica na zona rural do município e sua implantação integra as iniciativas do projeto Nascentes do Mucuri

41

Instituto Ecofuturo e a Suzano, sua mantenedora, inauguram, nesta quinta-feira (31), a Biblioteca Comunitária Ecofuturo de Ladainha (MG), implantada na Escola Municipal Sebastião Pereira Campos, na comunidade de Brejaúba, zona rural do município. A iniciativa integra o Nascentes do Mucuri, projeto desenvolvido pela Suzano com o apoio de diversos parceiros, que promove a restauração das nascentes do rio Mucuri, educação ambiental e o desenvolvimento regional. 

A cerimônia de inauguração acontece a partir das 9h na própria escola e é aberta à participação de todos. O homenageado, escolhido pela comunidade para dar nome à unidade, é Israel Reis, lavrador que se tornou um dos maiores cantores e compositores da região, falecido em 2018.

Atendendo a cerca de 330 alunos do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental II, a escola que recebeu a biblioteca é uma das maiores da zona rural de Ladainha e é o único espaço cultural na comunidade. A biblioteca está localizada em um ponto estratégico da instituição, próximo ao portão de entrada, por onde a comunidade também terá acesso. 

“Ao incentivarmos a implantação de mais esta biblioteca, a Suzano fortalece o propósito do programa Nascentes do Mucuri na região, contribuindo para promover o desenvolvimento da educação local por meio da facilitação do acesso aos livros e ao conhecimento”, diz Yugo Matsuda, Gerente de Meio Ambiente Florestal da Suzano e líder do Nascentes do Mucuri.

 Como contrapartida para receber a nova biblioteca, a Prefeitura se responsabilizou pela reforma do espaço, manutenção do local após a inauguração, reposição periódica do acervo e pela contratação de dois funcionários, que passaram por formações em promoção de leitura e gestão de biblioteca, e por uma oficina de educação ambiental, oferecidas gratuitamente pelo Ecofuturo a educadores e comunidade durante a implantação. 

A escola, que já possuía uma pequena quantidade de livros à disposição dos alunos, recebeu um acervo com 1.000 novos títulos de literatura, sendo 70% selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), parceira técnica do projeto, e 30% escolhidos de acordo com a demanda da comunidade.  O Instituto também doou novos mobiliários para o espaço, dois computadores, impressora, televisão e aparelho blu-ray. 

“Acreditamos que cada nova Biblioteca Comunitária Ecofuturo inaugurada é mais um passo importante para a formação de leitores de mundo. A educação e a leitura de qualidade abrem as portas para o conhecimento e para o desenvolvimento de cidadãos mais críticos, conscientes de seus direitos e responsabilidades. O novo espaço cultural pode contribuir para transformar a realidade local e construir um futuro melhor em Ladainha”, afirma Paulo Groke, Diretor Superintendente do Instituto Ecofuturo.

“Encontramos no acesso à leitura a receita para que a comunidade de Brejaúba dê passos mais longos e firmes em direção ao progresso que todos nós almejamos”, conclui Walid Nedir Oliveira, prefeito de Ladainha.

 Histórico

A comunidade esteve envolvida durante todo o processo de implantação da unidade, que teve início em abril de 2019. Outra biblioteca está sendo implantada pelo Ecofuturo e pela Suzano em Poté, também como iniciativa do Nascentes do Mucuri, e deve ser inaugurada em dezembro.  

Realizado há 20 anos, o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo tem como objetivo a democratização do acesso ao livro, formação de leitores e o incentivo à leitura. A iniciativa também contribui com a lei 12.244/10, que determina a implantação de bibliotecas em todas as escolas do país até 2020. Com a nova biblioteca de Ladainha, são 115 unidades da rede em 12 Estados, com média de 660 mil atendimentos por ano e mais de 4 mil pessoas formadas nos cursos oferecidos.

 

Serviço

Inauguração da Biblioteca Comunitária Ecofuturo de Ladainha - Israel Reis

Endereço: Escola Municipal Sebastião Pereira Campos (Córrego Brejaúba, Ladainha/MG)

Data: 31 de outubro de 2019

Horário: 9h

 

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura, integrando livros, pessoas e natureza. Entre as principais iniciativas estão o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, com a implantação de mais de 100 bibliotecas no País, e a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto atua como articulador entre sociedade civil, poder público e o setor privado. Conheça mais sobre o Ecofuturo em www.ecofuturo.org.br, e acompanhe em www.facebook.com/InstitutoEcofuturowww.youtube.com/institutoecofuturo e www.instagram.com/ecofuturo.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

(Fonte P6 COMUNICAÇÃO)

Tópicos


Publicidade

Últimas Notícias