Publicado em 05/10/2017 às 10h53

Ifes realiza Seminário de Indicação Geográfica da Carne de Sol em Montanha

A proposta é apresentar casos de sucesso e os benefícios que a Indicação Geográfica (IG) poderá trazer para a carne de sol da região

314

O Campus Montanha, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realiza nesta quinta-feira (5) o Seminário de Indicação Geográfica da Carne de Sol. O evento começa às 14h, é gratuito e aberto a todos os produtores rurais de gado e açougueiros da região. A realização conta com a parceria do Sebrae e da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag).

A proposta é apresentar casos de sucesso e os benefícios que a Indicação Geográfica (IG) poderá trazer para a carne de sol da região. A IG tem o objetivo de valorizar o produto e torná-lo conhecido no Brasil e no mundo por suas características únicas, atreladas à sua região de origem e à tradição. Atualmente, Montanha, Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo, Pedro Canário, Conceição da Barra e Boa Esperança se organizam para requerer ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial a IG da carne de sol do Vale do Itaúnas.

Na programação do evento desta quinta, está marcada para as 14h30 a apresentação do caso do Socol de Venda Nova do Imigrante, que atualmente está pleiteando a indicação; e, às 15h, será relatado o caso do Queijo da Serra da Canastra.

O diretor-geral do Campus Montanha, André Sampaio, explica que a instituição tem trabalhado em várias frentes pela conquista da IG da carne de sol. Atualmente, está sendo realizado um curso de pré-incubação para 17 membros da Associação dos Produtores de Carne de Sol do Norte Capixaba, para que esses produtores possam se preparar para o recebimento da indicação. Há também um esforço, junto com o Ministério da Agricultura e a Seag, para criar uma legislação voltada aos produtos tradicionais, que facilite a sua comercialização no Estado e no Brasil.

Inscrições

As inscrições para o seminário serão realizadas no Ifes Campus Montanha. Os interessados devem procurar o gabinete do diretor e falar com Bili Monte. Os telefones para informações são (27) 3754-3952 e (27) 3754-3950.

(Fonte SECOM/PMM)

Tópicos

veja também


Publicidade

Últimas Notícias