Publicado em 02/07/2017 às 01h52

Nanuquense Jussara Silveira e Renato Braz cantam Gal Costa

Previsto para ser lançado em CD em julho, Fruta Gogoia - Uma homenagem a Gal Costa reúne repertório marcante da carreira da cantora baiana

510

Em Fruta Gogoia, Jussara Silveira e Renato Braz interpretam 18 sucessos da carreira de Gal - RICARDO FERREIRA/DIVULGAÇÃO

Setenta e um anos de vida, 50 de carreira e próxima de lançar o 40º disco. Gal Costa é artista de números, importância e qualidade estratosféricos. Por isso, será homenageada pelo Selo Sesc com um tributo que reúne nomes de peso. Fruta Gogoia – Uma Homenagem a Gal Costa traz 18 músicas do repertório da musa de qualquer estação, que vão de Fa-Tal (1971) a Todas as Coisas e Eu (2003). Os arranjos são de Dori Caymmi, que trabalhou no disco de estreia da baiana, o bossanovístico Domingo (dividido com Caetano Veloso, também estreante).

Ao lado do filho de Dorival, a prata brasileira: Itamar Assiere (piano), Teco Cardoso (sopros), Sizão Machado (baixo), Toninho Ferragutti (acordeon) e outros. Nas vozes, dois intérpretes peculiares, refinados e precisos. Natural da cidade mineira de Nanuque, Jussara Silveira tornou-se conhecida na Bahia em plena era da axé music, mas nunca se associou àquela geração. Seu canto certeiro e refinado rendeu trabalhos preciosos, como Ame ou Se mande (2011). Seu parceiro em Fruta Gogoia é o igualmente refinado Renato Braz, paulistano de timbre mineiro. Acostumado a projetos especiais, o cantor, violonista e percussionista já dedicou trabalhos às obras de Jean e Paulo Garfunkel, João Gilberto, Villa-Lobos, Theo de Barros e outros.

Esse time, escalado pelo produtor musical Luiz Nogueira, partiu de um universo de mais de 500 músicas gravadas por Gal e reduziu para uma lista de 80. Depois, foi reduzido para um grupo de 25, de onde saíram as 18 registradas. Entre elas, está em destaque uma seleção de obras de Caetano Veloso, autor mais presente na obra da amiga. Tigresa, Meu Bem, Meu Mal, Baby, Não identificado e Força Estranha foram as escolhidas. Além dele, estão Tom Jobim (Estrada do Sol), Jards Macalé (Vapor Barato), Chico Buarque (Folhetim), Luiz Melodia (Pérola Negra) e outros.

Fruta Gogoia – Uma Homenagem a Gal Costa está disponível nas plataformas de streaming. Em julho, chega a edição física que conta com um mimo: uma gravura feita por Regina Silveira, artista plástica gaúcha, intitulada Bicho Gal e que será encartada em formato de pôster. Regina também está criando o cenário para o show de lançamento do álbum, onde cada elemento da obra ganha vida ao longo do espetáculo. O show acontecerá no Sesc Vila Mariana, dias 8 e 9 de julho. O show deve viajar por outras unidades do Sesc, mas ainda não há uma agenda.

SERVIÇO

 

Fruta Gogoia – Uma Homenagem a Gal Costa

Quando: projeto reunindo Renato Braz e Jussara Silveira18 faixas/ Selo Sesc

Quando: lançamento em CD em julho.

(Fonte O POVO)

Tópicos


Publicidade

Últimas Notícias