Publicado em 04/11/2016 às 09h26

Um veículo é roubado ou furtado por minuto no Brasil, aponta estudo

Em Minas Gerais, uma ocorrência desta natureza foi registrada a cada 13 minutos em 2015; Estado é o terceiro no ranking entre os entes da federação, atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro

316

A cada minuto e um segundo, um veículo foi furtado ou roubado no Brasil, aponta o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgado nesta quinta-feira (3). Segundo o levantamento, 509.978 veículos foram perdidos no país durante o ano passado. Apesar disso, os dados mostram uma redução de 0,6% quando comparados a 2014.

Somente em Minas Gerais, foram 39.157 veículos furtados ou roubados em 2015, o que corresponde a um veículo a cada 13 minutos. O dado coloca o Estado na terceira colocação no ranking de ocorrências desta natureza, atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro. Em números absolutos, o ano passado registrou mais perdas que 2014, quando 35.876 veículos foram levados por criminosos. Segundo o levantamento, a cada 100 mil veículos, 396 foram perdidos em Minas em 2015.

“Os números chamam a atenção para o patamar de violência no país e a dificuldade de se encontrar soluções duradouras, além de colocar em cheque a nossa capacidade de enfrentá-la”, diz o diretor-presidente do FBSP Renato Sérgio de Lima, que destaca a necessidade de se repensar as investigações policiais. “No caso de furtos e roubos de veículos, não dá para falar de enfrentamento à violência se não falar das investigações. Os números mostram o quanto é necessário discutir as investigações no país”.

 
(Fonte EM TEMPO)

Tópicos

veja também


Publicidade

Últimas Notícias