Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Federações se unem para fortalecer o setor produtivo em Minas Gerais

A reunião de agronegócio, indústria e comércio em Minas Gerais é inédita no Estado e no Brasil

Federações se unem para fortalecer o setor produtivo em Minas Gerais
Por: Diário do comércio.com.br
postado em 05 de abril de 2024

Os Sistemas Fecomércio MG, Fiemg e Faemg estiveram reunidos em Uberaba, no Triângulo Mineiro, durante o evento Inova Varejo do Fecomércio, anunciando o trabalho em conjunto das três entidades em prol da população e do setor produtivo de Minas Gerais. No encontro foi apresentado o “Escuta dos Setores Produtivos” e este foi o primeiro evento conjunto realizado pelas três federações no Estado com o objetivo de ouvir os setores e promover o compartilhamento de visões e experiências das três grandes entidades visando o desenvolvimento no Estado.

 

A reunião de agronegócio, indústria e comércio em Minas Gerais é inédita no Estado e no Brasil e inovadora à medida que integra todos os setores que sustentam a atividade produtiva em Minas Gerais. “Estamos há cerca de um ano realizando um trabalho em conjunto para levar conhecimento e entendimento sobre todo o setor produtivo do Estado”, disse o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Nadim Donato.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, o objetivo do trabalho em conjunto é ampliar a voz dos setores englobados pelas entidades. “A união faz a força e esse movimento do Sistema S, em uma das economias mais dinâmicas do País, vem para transformar a vida dos mineiros. As três entidades possuem uma grande capilaridade no Estado e vamos conseguir atingir municípios menores e acessar cidades onde não temos uma participação efetiva. Além do encadeamento produtivo, poderemos aumentar a força política”, afirmou.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Antônio Pitangui de Salvo, trata-se de Minas Gerais saindo na frente mais uma vez para que toda a sociedade venha a ter uma vida melhor. “Nossos produtos, que vêm das propriedades rurais, precisam ser industrializados e comercializados. Esse acesso entre as entidades vai ajudar a encaixarmos os nossos produtos de acordo com as demandas”, pontuou.

União do setor produtivo em Minas Gerais amplia a força política

A união das três entidades também deve favorecer e ampliar a força política dos setores em Minas Gerais, resultando em benefícios para o setor produtivo. De acordo com Donato, “mesmo não entendendo do (negócio) leite, além de apoiar, conversamos com o governador de Minas Gerais (Romeu Zema) em conjunto, pois é um dos temas que reverbera tanto na indústria quanto no comércio”, explicou ele sobre o movimento ‘Minas Grita pelo Leite’, voltado para pressionar também o governo federal a socorrer os produtores nacionais de importações desenfreadas de leite em pó de países do Mercosul, que resultam em prejuízos e ameaçam a permanência na atividade.

Roscoe reforçou a integração das entidades dizendo que a indústria, através da Fiemg, apoiou o pleito, “pois o ganho coletivo será maior. A indústria perderia, sim, mas pouco na questão do leite. Porém, esta é a prova de como a união pode favorecer o setor produtivo de Minas Gerais. Cada entidade tem a sua vocação, mas a união é positiva e gera sinergia. Já estamos mais unidos que quando iniciamos os diálogos. Sempre vão existir as diferenças setoriais, mas com o tempo queremos diminuir as diferenças”, destacou o dirigente da Fiemg.

Quando as entidades estavam organizando essa parceria, o governador esteve presente e apoiou a ação, inclusive pedindo reunião com o grupo a cada dois meses, contou o presidente do Fecomércio MG. “A partir do momento que conseguirmos uma maior representatividade, com os nossos pleitos poderemos reduzir o custo Brasil, melhorando a qualidade de vida para todos”, projetou Donato.