Publicado em 20/09/2020 às 11h07

ÁRVORE É VIDA

Lions Clube Nanuque Centro realiza plantio em comemoração ao seu dia

467

Na manhã de hoje, 20, o Lions Clube Nanuque Centro realizou o plantio de várias mudas na Lagoa dos Namorados em virtude ao Dia da Árvore, data que é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

Para o presidente do Clube, Adilson Junqueira, o Lions está sempre ativo, principalmente em comemorações de datas importantes, “a árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida em nossa cidade e planeta”, pontuou. 

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O abate afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

 

A ex-presidente do Lions Centro participou da atividade, onde realizou o plantio de árvores e falou que o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre as atitudes em relação a essa importante riqueza natural. “Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras”, relatou Tereza Silvan. Concluindo, ela disse que é importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.

Estudos demonstram que as árvores são fundamentais para a manutenção das paisagens naturais, pois elas preservam as boas condições do solo, além de formarem barreiras contra ação de enxurradas, além do que permite a penetração de água no solo, aumento da água nos rios e oferecem abrigo e frutas tanto aos animais, principalmente qualidade de vida para todos.

 

(Fonte EM TEMPO)

Tópicos

veja também


Publicidade

Últimas Notícias