Publicado em 10/07/2021 às 08h08

Equipes de Saúde da Prefeitura de Mucuri estão indo ao campo vacinar população rural contra a Covid-19

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, explica que além da busca ativa realizada pelas equipes de saúde na zona rural, as doses continuam sendo disponibilizadas nas unidades de saúde do município

192

Preocupada com o avanço iminente do novo coronavírus, a Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde traça estratégias para proteger a população. Além dos mutirões de vacinação dos habitantes da cidade e dos distritos, a Secretaria de Saúde de Mucuri criou uma força-tarefa formada por profissionais de saúde que tem intensificado a busca por pessoas na zona rural, especialmente idosos e pessoas acamadas.



Nesta semana as equipes da Secretaria da Saúde percorreram as casas das pequenas propriedades que estão localizadas no entorno do balneário da Costa Dourada e no entorno dos povoados de Oliveira Costa, Cruzelândia e Nova Brasília, abrangendo rotas importantes da zona rural do município. Além do trabalho de orientação com os cuidados necessários contra a Covid-19, a vacina é uma intervenção essencial que está sendo adotada pelo município. 



O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, explica que além da busca ativa realizada pelas equipes de saúde na zona rural, as doses continuam sendo disponibilizadas nas unidades de saúde do município. “A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 100% da população contra a Covid-19 e estamos empenhados em garantir a vacinação em todas as regiões do município de Mucuri, conforme determinação do nosso prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM)”, assegura Jardim. 



Ao passo que a doença mostra a sua cara na pior crise sanitária da história do país, também crescem as ações desenvolvidas para combater a doença em várias frentes no município de Mucuri. O destaque da semana foi a realização de dois mutirões realizados em Mucuri na quarta-feira (07/07) e no distrito de Itabatã na quinta-feira (08), no início da noite objetivando contemplar também os trabalhadores da indústria.


E o outro destaque da semana na vacinação contra a Covid-19 foi a incursão dos profissionais da saúde que desenvolveram o trabalho de vacinação de pessoas da zona rural, especialmente daquelas que se encontram acamadas ou impossibilitadas de comparecer aos postos de vacinação.



“A identificação das pessoas é feita pelo importante trabalho das equipes de agentes de saúde da Zona Rural, que conhecem as famílias do campo e sua realidade. Eles são os profissionais que tem o contato mais próximo com as famílias e por isso sua participação é fundamental neste processo, identificando quem não pode, ou não está em condições de ir se vacinar”, enfatizou o secretário de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim.

E acrescentou: “E também são peças fundamentais para realização do cadastramento do SUS (Sistema Único de Saúde) que é essencial para que o governo saiba quantos e onde estão as pessoas que são alvo da vacinação contra a Covid-19”, explicou o secretário Fernando Jardim.

(Fonte ASCOM/PMMUCURI)

Tópicos

veja também


Publicidade

Últimas Notícias