Após o encerramento da Reunião Extraordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na manhã desta quarta-feira (23/4/25), o presidente da Casa, deputado Tadeu Leite (MDB), concedeu entrevista coletiva.
Presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite - Foto: Alexandre Netto
O líder do Parlamento mineiro abordou a aprovação do Projeto de Lei (PL) 2.967/24, que cria a Agência Reguladora de Transportes (Artemig) e institui o Sistema de Infraestrutura de Transportes e Logística do Estado.
Tadeu Leite ainda registrou expectativas a respeito dos projetos que o Executivo deverá enviar à ALMG para regulamentar o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) em Minas Gerais.
A respeito da Artemig, o presidente enfatizou as melhorias efetivadas pela ALMG na matéria. “Esse PL da Artemig é um bom exemplo do que eu sempre falo: todos os projetos que chegam à Casa são aperfeiçoados e saem muito melhores. Esse, por exemplo, recebeu diversas alterações e aperfeiçoamentos", disse.
Tadeu Leite ainda salientou as modificações feitas nos trâmites finais da matéria: “Na votação de 2° turno, tivemos novas emendas, elaboradas por diversos parlamentares e votadas por todos os deputados e deputadas. Emendas que melhoram a participação da população, além de determinar que a Artemig preste contas, com alguma regularidade, para a própria Assembleia, que tem o poder de fiscalização", apontou.