Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Disputa pelo governo de Minas em 2026 afunila entre partidos aliados de Zema

Enquanto isso, o PL trabalha para manter protagonismo no cenário mineiro

Disputa pelo governo de Minas em 2026 afunila entre partidos aliados de Zema
Por: Em tempo
postado em 29 de outubro de 2025

A corrida eleitoral em Minas Gerais para 2026 começa a se desenhar com o fortalecimento de legendas alinhadas ao governador Romeu Zema (Novo). A filiação do vice-governador Professor Mateus Simões ao PSD consolidou a aproximação entre o partido e o grupo político do chefe do Executivo mineiro, indicando que a disputa ao governo estadual deve ficar restrita a siglas da base zermista.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, garantiu palanque para Zema em Minas Gerais em eventual candidatura do governador a um cargo majoritário nacional. Dentro do estado, a aliança com o Novo e o PP já está definida: o partido de Zema terá o direito de indicar o candidato a vice-governador, enquanto o PP deve emplacar o nome de Marcelo Aro para o Senado.

Nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), contudo, cresce o descontentamento dentro do PP. Deputados ouvidos pelo Em Tempo afirmam que a legenda deve enfrentar um “esvaziamento” até 2026, com parlamentares planejando trocar de partido para disputar a reeleição. “Vai haver o esvaziamento do PP para 2026, além da federação com o União Brasil, alguns parlamentares não estão satisfeitos na legenda”, revelou um deputado sob reserva.

Enquanto isso, o PL trabalha para manter protagonismo no cenário mineiro. A sigla tem quatro pré-candidatos ao Senado — os deputados federais Domingos Sávio e Eros Biondini, o deputado estadual Caporezzo e o comunicador Marco Antônio “Superman”. A definição, porém, ainda depende dos rumos nacionais da legenda. “No momento, trabalhamos pela candidatura de Jair Bolsonaro, por isso queremos votar a anistia”, afirmou o presidente estadual do PL, destacando que o partido busca garantir palanque em Minas, seja com candidatura própria, seja apoiando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O Republicanos, por sua vez, mantém diálogo com o PL, o Novo e outras siglas de centro-direita. O presidente estadual da legenda, Euclydes Pettersen, confirmou que o nome do senador Cleitinho Azevedo está entre os cotados para representar o partido na disputa. “Temos compromisso de lançar o nome com maior viabilidade e, no momento oportuno, vamos acompanhar as pesquisas para escolher o candidato que possa vencer as eleições”, afirmou.

 Disputa pelo governo de Minas em 2026 afunila entre partidos aliados de Zema

Euclydes Pettersen assume relatotia do IPVA - Foto: Júlio Dutra

Com as movimentações intensas nos bastidores, o cenário mineiro caminha para uma eleição fortemente polarizada entre os partidos aliados ao governador Zema, enquanto a oposição ainda busca um nome capaz de romper o domínio da base governista no estado.