Os cursos técnicos oferecidos pela Escola Estadual Vanda Reuter têm se destacado no cenário educacional em nível federal. No dia 11 de dezembro, foi realizada a formatura dos cursos Técnicos em Açúcar e Álcool e em Eletromecânica, ministrados no município de Serra dos Aimorés, por meio de uma parceria entre a escola e as usinas Bahia Etanol, Dasa e Bahia Bioenergia.
Atualmente, a instituição oferece em seu currículo os cursos técnicos de Informática, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, além das formações voltadas para a produção de açúcar e álcool e eletromecânica.
Segundo o diretor da escola, César Coelho, somente em 2025 foram entregues 97 certificados de conclusão de cursos técnicos, todos 100% gratuitos.
“Em julho de 2026, a escola vai formar cerca de 140 alunos, que recebem gratuitamente material didático e refeição. Agradeço imensamente à comunidade, que é muito presente. Isso é gratificante e nos permite melhorar ainda mais nossa grade curricular”, destacou o diretor.
César Coelho também enalteceu o esforço do quadro diretivo e dos professores, que atuam de forma incansável para formar profissionais qualificados. Ele ressaltou que os cursos oferecidos têm apresentado alto índice de inserção no mercado de trabalho regional.

“Vale destacar que a escola oportuniza formas e possibilidades para o aluno por meio da implantação de cursos profissionalizantes, que mudam a vida de muitas famílias. Nos últimos anos, cerca de 357 alunos foram inseridos no mercado de trabalho com carteira assinada, principalmente nas indústrias sucroalcooleiras parceiras - Bahia Etanol, Dasa e Bahia Bioenergia. A qualificação oferecida permite que nossos alunos concorram a vagas que antes eram inacessíveis por falta de formação. Com isso, nossos jovens podem permanecer em sua terra natal”, afirmou.

O professor Adevaldo Saúde, responsável pelo curso de Eletromecânica, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento profissional dos alunos.
“Esse projeto impacta direta e indiretamente a vida de muitas pessoas, fomentando mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Hoje, temos quase 60 alunos prontos para disputar vagas, formados em Eletromecânica ou em Açúcar e Álcool”, explicou.
Para a educadora Tânia Nonato, os cursos representam uma transformação não apenas para os alunos, mas também para suas famílias.
“É gratificante ver a realização dos estudantes, principalmente ao saírem da escola já com carteira assinada. Muitos deles foram meus alunos no ensino médio e não tinham perspectiva de emprego. Por isso, enquanto escola, buscamos alternativas para oferecer ainda mais cursos”, relatou.

Por fim, o diretor César Coelho destacou a importância das parcerias com as empresas envolvidas.
“As empresas respondem à altura das expectativas. Tanto a Dasa quanto a Bahia Etanol e a Bahia Bioenergia contribuem de forma sistemática para o sucesso da escola. Nosso objetivo é oferecer uma educação de qualidade, preparando os alunos não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida e para o fortalecimento das famílias. Cada aluno que alcança sucesso profissional representa uma conquista para toda a comunidade escolar”, concluiu.
O objetivo da Escola Estadual Vanda Reuter é proporcionar uma educação de excelência, preparando seus alunos para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e para uma vida com mais oportunidades.





