O governador de Minas Gerais nomeou o deputado estadual Alencar Silveira Júnior (PDT) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (7).
A escolha de Alencar foi aprovada pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 27 de agosto, com 66 votos favoráveis. A eleição teve candidatura única. Antes da votação, uma Comissão Especial da Assembleia já havia emitido parecer favorável, atestando que o parlamentar cumpria os requisitos constitucionais e regimentais para o cargo.
Com mais de três décadas de vida pública, Alencar iniciou a carreira política em 1988, como o vereador mais jovem da história da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Desde 1995, exerce mandatos consecutivos como deputado estadual. Ao longo da trajetória, foi presidente da Câmara de BH, relator da Lei Orgânica do Município e presidiu a Comissão de Transportes, período em que foi criada a BHTrans.
Além da atuação política, Alencar também tem passagem pelo meio esportivo e pela comunicação. Atualmente, é presidente do Conselho de Administração do América Futebol Clube e já trabalhou como dirigente esportivo e apresentador de rádio.
Carlos Pimenta assumirá vaga na ALMG
Com a saída de Alencar Silveira Júnior, o ex-deputado Carlos Pimenta (PDT), primeiro suplente da legenda, vai assumir a vaga na Assembleia Legislativa. Ele obteve 35.037 votos nas eleições de 2022.
Carlos Pimenta retornará para o oitavo mandato - Foto: Sarah Torres/ALMG
A posse de Pimenta, no entanto, depende da renúncia formal de Alencar ao mandato parlamentar. O deputado nomeado tem 30 dias, prorrogáveis por igual período, para tomar posse no TCE. Após a renúncia, o presidente da ALMG tem até 48 horas para convocar o suplente.
Médico formado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Carlos Pimenta tem especializações em cirurgia geral, clínica médica, medicina do trabalho e acupuntura. Ele já foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, secretário municipal de Governo e secretário de Estado do Trabalho e Emprego. No Legislativo mineiro, exerceu sete mandatos consecutivos entre 1995 e 2023.