O empresário Lourival Barbosa de Matos, o conhecido Lôro PVC, é o mais novo membro do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) de Nanuque. Sua filiação foi confirmada pelo TSE no dia 5 de abril. E é pelo PRTB que ele sustenta a decisão de se manter como pré-candidato a prefeito do Município nas eleições de outubro.
Lôro durante reunião do Cidadania (foto arquivo)
RAZÃO DE TER DEIXADO O CIDADANIA
Lôro lamentou o fato de ter deixado o Cidadania, legenda em que estava filiado já há alguns anos, cuja direção havia deliberado sobre apoio integral à sua pré-candidatura.
Um dos motivos que levaram Lôro a se desligar foi o advento da federação que reúne Cidadania e PSDB e que vai valer para as eleições municipais deste ano.
“Em Nanuque, algumas pessoas aproveitaram o vínculo do Cidadania com o PSDB na federação para impor suas vontades e vaidades pessoais, num claro desrespeito e abuso. O nosso partido foi desprezado, desvalorizado e desrespeitado. De uma hora pra outra, sem diálogo nenhum, o Cidadania acabou ficando dominado pelas conveniências da direção do PSDB, e isso trouxe muitos transtornos dentro do grupo”, afirmou o empresário.
De acordo com a Lei nº 14.208/2021, dentro do processo político, as federações podem ser formadas por dois ou mais partidos políticos e têm duração mínima de quatro anos, com prazo final indeterminado — ou seja, a aliança estende-se após o período eleitoral.
Prossegue: “Eu entendo que a federação é algo que acontece nacionalmente, ou seja, o Cidadania e o PSDB selaram essa união em nível nacional, mas em nosso Município, dentro da nossa realidade, nosso grupo nunca teve nenhuma relação de afinidade com o PSDB. Se tivesse acontecido um diálogo, com reuniões de esclarecimento e busca de objetivos comuns, tudo bem, mas da forma como tudo aconteceu, eu fui sistematicamente contra”
“Quiseram pegar determinadas pré-candidaturas de prefeito e de vereadores e nos fazer engolir de goela abaixo. Manifestei de forma contrária, porque temos personalidade e postura política. Então, a maioria da direção do Cidadania decidiu não concordar com as decisões tomadas, e eu achei melhor me desfiliar do partido, atitude que foi acompanhada por outros membros, de forma solidária. Hoje, o Cidadania é um grupo esvaziado, empobrecido, que dificilmente terá condições de lançar chapa de vereadores”, desabafou Lôro.
Com o prof. Tim (à direita), que presidiu o partido durante muitos anos, e o empresário Mário do Lavador, nomes importantes na história do Cidadania
FILIAÇÃO AO PRTB E PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO
Na primeira semana de abril, Lôro e outros correligionários decidiram migrar para o PRTB, mantendo seu nome como pré-candidato a prefeito, com foco direcionado ao processo eleitoral, iniciando uma série de reuniões com outros partidos.
“Meu nome foi lançado pré-candidato pelo Cidadania, com apoio da direção do partido, de filiados, de simpatizantes e de muitos amigos que são filiados a outros partidos. Por isso, em respeito àquela decisão, sustento meu nome na conjuntura política local como pré-candidato a prefeito, agora pelo PRTB”.
AGRADECIMENTO
Sobre o período de convivência no Cidadania, Lôro só tem a agradecer. “Tenho a honra de ter participado da convivência amiga e sincera dos amigos do partido, em especial o professor João Gonçalves dos Santos, o nosso querido professor Tim. Não vou citar nominalmente, pois correria o risco de fazer injustiça em omitir alguns nomes da direção, com os quais sempre tive um bom relacionamento”.
Loro tem 57 anos, é natural de Frei Inocêncio, cidade do Vale do Rio Doce, mas há quase 20 anos escolheu a nossa cidade para instalar a CASA DO FORRO PVC NANUQUE, depois de morar e trabalhar na Inglaterra e passar por Teófilo Otoni, onde também atuou no segmento.
“Antes da federação com o PSDB, a característica do Cidadania era de um partido leve, simpático, sem polêmicas internas, de alinhamento ideológico racional, sem ser de extrema-direita nem de extrema-esquerda, bem afinado com os segmentos organizados da sociedade”
HISTÓRICO DE VITÓRIAS
Lôro destaca, também, a trajetória do Cidadania desde o extinto PPS, que participou de vários processos eleitorais em Nanuque, como aliado nas vitórias de ex-prefeitos como Teodoro Saraiva, Dr. Armando Gomes, Nide Alves de Brito e Ramon Ferraz, e sempre elegeu vereadores há mais de 20 anos.
“Tivemos um histórico positivo dentro da política local. Quando me filiei ao Cidadania, a disposição de todos era convidar novos filiados, pessoas com serviços prestados na cidade, como empresários, profissionais liberais, professores, lideranças comunitárias e outros, para o fortalecimento do Cidadania em Nanuque. Infelizmente, essa federação mal estruturada em nível local, acabou matando nossos sonhos e metas dentro do partido, é claro, mas estamos firmes e fortalecidos ainda mais agora, dentro do PRTB”, concluiu Lôro PVC.