Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Quase todos os vereadores de Nanuque mudaram de partidos

Dos dez que mudaram, cinco foram para os braços de Gilson Coleta

Quase todos os vereadores de Nanuque mudaram de partidos
Por: EM TEMPO
postado em 06 de abril de 2024

Quase todos os vereadores de Nanuque estão de casa nova para disputar a eleição municipal de outubro. Levantamento feito pela reportagem diretamente com parlamentares e com interlocutores do Legislativo mostra que dez dos 13 políticos da Câmara Municipal trocaram de legenda. A maior bancada ficou por conta do Republicanos (10), com três vereadores. 

A maioria dos parlamentares já havia definido pela mudança partidária dias antes da data final. Mas o último dia ainda reservou movimentações nos bastidores. O vereador Sidnei do Frisa e Fabinho do Zarú era carta fora do baralho do Cidadania, sobretudo após a agremiação não garantir suas permanências na legenda. No Eleito pelo partido por dois mandatos, Sidnei negociou a ida para o PL, mas terminou mesmo no Partido Socialista Brasileiro (PSB), enquanto Fabinho arrumou mala para o Progressista (11).

Quase todos os vereadores de Nanuque mudaram de partidos

Câmara Municipal de Nanuque - Foto: Divulgação

Os partidos liderados pelo prefeito Gilson Coleta, Republicanos e Progressistas, filiou cinco vereadores em suas legendas. No Republicanos (10), entraram Elienis, que migrarou do União Brasil e Frank Garcia que foi eleito pelo Avante. Já o Progressistas (11), recebeu os vereadores Zezinho Medina, Fabinho do Zaru e Jesualdo Damascena, antes do Podemos, Cidadania e União Brasil, respectivamente.

Outra definição para a última hora partiu dos vereadores Gigi e Geú, este hoje no comando do Legislativo Municipal, que rumaram para o Partido Verde, onde seguirá fileiras junto ao PT, já que os mesmo fazem parte da Federação Brasil da Esperança.

O Partido Liberal (PL), abriu as portas para receber o vereador Lozinho, que foi eleito pelo PROS, porém o partido fez fusão com o Solidariedade, onde em Nanuque tinha quatro vereadores. Hoje o Solidariedade, manteve os vereadores Zé Osvaldo e Djalma. Outro nome que abandonou o Solidariedade foi o vereador Bruno Salomão, que filiou no PSDB, conforme apurou o EM TEMPO.

Em conversa com um analista político, os partidos comandados pelo executivo, ficou pesada para quem tenta uma vaga na Câmara Municipal, o Partido dos Trabalhadores caminha com o mesmo sentimento. “Se ficou definido essas situações, o partidos Republicanos, Progressista e PT, são considerados peso pesado na eleição proporcional, podendo cada um eleger dois vereadores, podendo deixar os que não tem mandato preocupados. Outro partido com nomes fortes que vejo hoje é o Solidariedade, no comando do vice-prefeito Gilmar Alemão, com dois vereadores e outros nomes que já provaram ser competentes na eleição”, definiu.

Como ficaram os partidos políticos antes e depois da janela partidária, conforme apurou o EM TEMPO.

 

PARTIDOS ANTES DEPOIS SEAT CHANGE
PT 01 01 00
REPUBLICANOS 00 02 + 02
PROGRESSISTAS 00 03 + 03
PV 00 02 + 02
SOLIDARIEDADE 04 02 - 02
PSDB 00 01 + 01
PSB 00 01 + 01
PL 00 01 + 01
UNIÃO BRASIL 02 00 - 02
PODEMOS  02 00 - 02
AVANTE 02 00 - 02
CIDADANIA 02 00 - 02


Foto de capa: Divulgação