Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Reativação da antiga Usina Alcana será debatida com a comunidade

Evento reunirá comunidade e equipe técnica para apresentar as contribuições do diagnóstico e discutir as próximas etapas do Programa Ambiental

Reativação da antiga Usina Alcana será debatida com a comunidade
Por: Em tempo
postado em 26 de junho de 2026

A comunidade do Bairro Vila Nova, em Nanuque, está convidada a participar da reunião de devolutiva do Diagnóstico Socioambiental Participativo (DSP), que será realizada no dia 8 de julho de 2026, às 19h30. O encontro integra o processo de reativação da antiga Usina Alcana e tem como objetivo apresentar à população os resultados do diagnóstico, além das propostas do Programa de Educação Ambiental (PEA).

Na reunião, a equipe técnica irá compartilhar a consolidação das contribuições recebidas durante a etapa de diagnóstico, realizada em 10 de junho, quando foram discutidos temas como Educação Ambiental, aspectos ambientais da reativação da usina e ações voltadas ao Programa de Educação Ambiental.

Entre as principais demandas apresentadas pelos moradores durante o diagnóstico destacaram-se questões relacionadas à gestão de resíduos sólidos, ao controle de ruídos e à mitigação da poeira. Essas contribuições subsidiaram a elaboração das propostas que serão apresentadas à comunidade na devolutiva.

Além da apresentação dos resultados, a reunião permitirá que os participantes avaliem, discutam e validem as ações propostas para o Programa de Educação Ambiental antes do encaminhamento do documento ao órgão ambiental competente.

Durante a etapa de diagnóstico também foi sugerido que as futuras ações do Programa de Educação Ambiental, após o início da operação da usina e a emissão da licença ambiental, sejam realizadas preferencialmente aos sábados, na praça do Bairro Vila Nova, com o objetivo de ampliar a participação da comunidade.

Após a reunião de devolutiva, o Programa de Educação Ambiental será submetido à análise do órgão ambiental. Sua execução ocorrerá após a emissão da licença ambiental, conforme as etapas previstas no processo de licenciamento.