O sinal analógico de televisão foi permanentemente desligado no dia 31 de dezembro de 2023, em praticamente todo o Brasil. Quando o desligamento foi anunciado pelo Ministério das Comunicações, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aproveitou a oportunidade para revisar o modelo de transmissão de suas atividades para o interior do Estado. Desde então, vem ampliando o alcance da TV Assembleia cada vez mais.
Por meio de parcerias com o Governo Federal (programas Digitaliza Brasil e Brasil Digital) e com a Câmara dos Deputados (Rede Legislativa), o Legislativo aumentou a presença da TV de 139 para 489 municípios, podendo chegar a 556 em breve. Enquanto 51% dos mineiros recebiam o sinal analógico, o sinal digital pode chegar a até 85% da população.
Ao fundo, antenas de transmissão na Serra do Curral - Arquivo ALMG - Foto: Luiz Santana
As parcerias permitiram que a expansão da TV Assembleia fosse realizada com um volume bem menor de investimento. Ao invés de manter 106 estações retransmissoras (como era no sinal analógico), neste novo modelo a ALMG terá, no máximo, 65 estações próprias com sinal digital. As demais estações são compartilhadas com a TV Câmara, a TV Senado e as Câmaras Municipais, por meio da tecnologia conhecida como "subcanalização".
A expansão do alcance da TV pelo interior do Estado é fruto de investimentos feitos nos últimos anos pela Assembleia Legislativa, tanto em tecnologia quanto na programação.
O sinal digital representa mais do que uma melhor qualidade de áudio e vídeo, mas também permite o acesso a recursos exclusivos como acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva por meio de legendas ocultas (closed caption) e com deficiências visuais por meio de audiodescrição, recurso que traduz imagens em palavras. Além disso, é possível ter acesso ao guia de programação eletrônico, entre outras vantagens.
“A TV Assembleia é o serviço de comunicação que mais transparece o Legislativo mineiro, pois os cidadãos podem acompanhar o dia a dia dos deputados estaduais sem cortes e sem edições. É uma maneira de o cidadão assistir e compreender o trabalho dos deputados exatamente como ele é."
Luísa Luna
Luísa Luna, Diretora de Comunicação Institucional da ALMG
"Além de transmitirmos todas as atividades do processo legislativo ao vivo no YouTube, o que vai para o sinal de TV é traduzido por um jornalista da Casa, que explica para o cidadão o acontecimento que está sendo televisionado. É como diz nosso slogan: política ao vivo, transparência no ar”, destaca a diretora.
Transparência e formação política
A TV Assembleia entrou em operação em 30 de novembro de 1995, logo após a publicação da Lei Federal 8.977, de 1995, que regulamentou o serviço de TV a cabo no Brasil. O objetivo da emissora é dar transparência aos atos do Poder Legislativo e promover a formação política dos cidadãos. Na sua programação, estão reuniões de Plenário e das comissões, transmitidas ao vivo, além de eventos culturais, noticiários e debates.
Para que os cidadãos entendam as informações sobre o Parlamento, o processo legislativo é sempre divulgado de maneira clara e objetiva, estimulando a participação popular nos temas que interessam diretamente aos vários segmentos da sociedade.
A programação da TV Assembleia pode ser assistida em todo o Estado de Minas Gerais por meio de antena parabólica e em vários municípios por meio dos sinais aberto e a cabo. Na internet, a TV é transmitida ao vivo no streaming do Portal da Assembleia.
Além disso, todas as atividades do processo legislativo são transmitidas, ao vivo, de forma simultânea, no YouTube. No Portal, é possível consultar como sintonizar a TV Assembleia e todas as cidades que recebem o sinal pelo sistema a cabo e pelo sinal aberto.