Quase todo o Estado de Minas Gerais está sob alerta de temporal com ventania, válido a partir das próximas horas até a manhã de quinta-feira (7 de novembro). A previsão, emitida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), exclui apenas a cidade de Serra dos Aimorés, no Vale do Mucuri.
Nos demais 852 municípios, há possibilidade de pancadas de chuva entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, volumes considerados fortes e classificados como "perigo potencial".
O Inmet emitiu, ainda, chance de ventos de 40-60 km/h. A velocidade pode ocasionar corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores. O órgão também alerta para a ocorrência de alagamentos.
Perigo: onde o temporal será mais violento
Nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas a situação é de "perigo". O alerta é para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 100 mm/dia, volumes considerados intensos. "Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas", informou o Inmet.
Cuidados durante a chuva, segundo a Defesa Civil:
● Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
● Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
● Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
● Atenção especial para áreas de encostas e morros.
●Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
● Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
● Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.