A Escola Estadual Vanda Reuter se destaca no território nacional pelos cursos de controle de qualidade e cursos técnicos em açúcar e álcool, eletromecânica de forma gratuita. No dia 03 ela certificou alunos que concluíram o curso de Formação em Caldeiraria Industrial.
No currículo escolar, ela oferece os cursos de Controle de Qualidade, Caldeiraria Industrial e cursos técnicos na área da produção de açúcar e álcool, além da eletromecânica. Segundo sua diretoria, em fevereiro de 2025 será iniciado o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, todos 100% gratuitos. “Também teremos dois novos cursos ofertados pelo programa PRONATEC – Caldeiraria Industrial com duração de quatro meses, e Técnico em Informática com duração de um ano e meio, esses com bolsa de R$ 300,00 por mês para o aluno que cumprir todos os requisitos, principalmente de frequência”, informa César Coelho, diretor da escola.
Ele enalteceu o esforço do quadro diretivo, composto pelos vice-diretores Marcelo Meneses, Regina Cecília Mendes e Tânia Nonato, além dos professores que trabalham diuturnamente para formar profissionais de alta qualidade.
Coelho contou que recentemente a escola recebeu notoriedade estadual e nacional ao ter seu nome registrado nos anais do PRONATEC – por suas práticas exitosas.
“Vale destacar que a escola oportuniza formas e possibilidades para o aluno, através da implantação de cursos profissionalizantes, que mudam a vida de muitas famílias. Temos gerado, nos últimos dois anos, cerca de 237 empregos com carteira assinada para esses jovens nas indústrias sucroalcooleiras que são nossas parceiras – Bahia Etanol, DASA e Bahia Bioenergia; A qualificação da escola torna nossos alunos habilitados para concorrer a vagas de emprego que em um passado recente era impossível pela falta de qualificação. Com essa realidade nossos jovens podem permanecer em sua terra natal”, disse Coelho.
“No dia 04 de dezembro”, continua, “certificamos quarenta e oito jovens no curso de formação em Caldeiraria Industrial realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Serra dos Aimorés e as indústrias sucroalcooleiras de nossa região. A iniciativa deu vida a um projeto almejado por todos”.
Segundo Ângelo Márcio, diretor da Dasa – Destilaria de Álcool Serra dos Aimorés, os cursos ministrados pela escola são de fundamental importância para o aprimoramento profissional dos alunos na hora de disputar vagas no mercado de trabalho. Ele conta que as funções de maior excelência são direcionadas à profissionais de melhor preparo. “Quase sempre, esses profissionais vêm de fora porquê nosso mercado não disponibiliza de pessoas com a qualificação exigida. Mas isso está mudando. Nossa empresa entendeu essa realidade e fizemos questão de nos unir em torno do projeto para elevar a Escola Vanda Reuter ao patamar em que ela se encontra.
Para Érica Barbosa Soares, coordenadora de RH da Bahia Etanol, participar de um projeto que vise a profissionalização de pessoas para o mercado de trabalho é fundamental para o desenvolvimento econômico da região. Além do quê, pessoas da nossa região com melhor qualificação, passam a receber melhores salários e eleva o nível de distribuição de renda, aquecendo a economia. “A Bahia Etanol se sente comprometida com esse projeto. Ao nos unir nessa parceria, mostramos nossa capacidade de investimento na qualidade educacional do nosso funcionário e a Escola Vanda Reuter dá sua contribuição para o sucesso do projeto.”
O diretor da Escola Vanda Reuter, César Coelho, enaltece as empresas parceiras. Para ele, elas respondem à altura das expectativas. "Tanto a Dasa, quanto a Bahia Etanol e a Bahia Bioenergia tem contribuido de forma sistemática para o sucesso da Escola e ao fazê-lo, certificamos os filhos de nossa terra na busca por uma vida melhor. Não temos outra opção senão agradecer aos diretores e funcionários das indústrias citadas pela contribuição e por terem entendido a importância do nosso trabalho aqui na escola. Nosso objetivo é levar uma educação de melhor qualidade aos nossos alunos, preparando-os para a vida e para o mercado de trabalho que nos dias de hoje está muito concorrido. Quando um de nossos alunos conseguem sucesso na vida profissional, nos sentimos responsabilizados pela conquista e isso dá ao nosso corpo docente a certeza de que o sacrifício valeu a pena”, pontuou.