Publicado em 16/10/2021 às 09h39

CARLOS PIMENTA PARTICIPA DE ASSINATURA DA CARTA DE ADESÃO A CAMPANHA NACIONAL DE PROTEÇÃO MATERNO INFANTIL

Na cerimônia, autoridades no assunto apresentaram dados avaliados como alarmantes

155

O deputado estadual Carlos Pimenta participou nessa quinta-feira, 14/10, de Reunião Especial de Plenário que marcou a assinatura, pelo presidente Agostinho Patrus, da carta compromisso de adesão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ALMG,  a campanha nacional pelo parto seguro e respeitoso e pela redução da mortalidade materna neonatal, elaborada conforme as diretrizes da Aliança Nacional Para o Parto Seguro e Respeitoso.

Na oportunidade, o presidente da ALMG, Agostinho Patrus, anunciou o lançamento do Fiscaliza+, que será criado pelo Parlamento Mineiro para aprimorar o monitoramento das políticas públicas executadas no Estado, agora por meio de indicadores de avaliação.

Na cerimônia, autoridades no assunto apresentaram dados avaliados como alarmantes, mostrando que, em 2019, 64% das mortes de crianças com menos de um ano ocorridas em Minas e 91% das mortes maternas aconteceram por causas evitáveis, quadro este agravado pela Covid-19, tendo a pandemia representado um retrocesso na proteção à vida de mulheres e crianças.

Agostinho Patrus destacou, também, que a iniciativa se somará ao Assembleia Fiscaliza, iniciativa da ALMG para a prestação de conta periódica de gestores de todas as áreas do governo ao Legislativo. Segundo ele, junto com o Assembleia Fiscaliza, esses indicadores serão incorporados a esse monitoramento.

Foto: Luiz Santana

(Fonte ASCOM/CARLOS PIMENTA)

Tópicos

veja também


Publicidade

Últimas Notícias