Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Partidos com ministérios no governo Lula deram 82 votos ao PL da Dosimetria

Demonstração de liderança fraca no Congresso Nacional

Partidos com ministérios no governo Lula deram 82 votos ao PL da Dosimetria
Por: Em tempo
postado em 10 de dezembro de 2025

Cerca de 28% dos votos favoráveis ao PL da Dosimetria, aprovado na madrugada desta quarta-feira (10/12) pela Câmara dos Deputados, vieram de partidos que ocupam ministérios no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto-base passou com 291 votos a favor e 148 contra.

Partidos com ministérios no governo Lula deram 82 votos ao PL da Dosimetria

Oposição comemora aprovação do regime de urgência para o PL da Anistia na Câmara dos Deputados - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Mesmo com a orientação contrária do líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), legendas da base entregaram 82 votos a favor do projeto, segundo levantamento do Metrópoles com base nos registros da votação.

LEIA MAIS:

Câmara aprova o PL da Dosimetria

O Republicanos, do ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), registrou 31 votos favoráveis e apenas dois contrários. O partido, que também abriga o presidente da Câmara, Hugo Motta (PB), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já costuma votar contra o governo.

O MDB, dos ministros Jader Barbalho Filho (Cidades), Simone Tebet (Planejamento) e Renan Filho (Transportes), contribuiu com 25 votos favoráveis e apenas cinco contrários.

O PSD, que comanda os ministérios da Agricultura (Carlos Fávaro), Minas e Energia (Alexandre Silveira) e Pesca (André de Paula), registrou 24 votos a favor e 12 contra.

Já PDT e PSB deram apenas um voto favorável cada, com 13 e 12 votos contrários, respectivamente.

Todos os deputados presentes de PT, PV, Rede, Psol e PCdoB votaram contra o PL,  somando 92 votos contrários.

Além disso, PP e União Brasil, que romperam recentemente com o governo, entregaram juntos 86 votos favoráveis e apenas seis contrários.