Na sessão desta segunda-feira (03), o vereador Bruno Salomão (Pastor Bruno) manifestou preocupação com o estado das pontes de Nanuque e o intenso tráfego de carretas pelo centro da cidade, que, segundo ele, colocam em risco a segurança da população.
Salomão apresentou dois requerimentos ao Legislativo. Em um deles, solicita que seja agendada uma reunião com o Prefeito Municipal, a SUTRAN, Secretaria de Obras, Polícia Militar (PMMG), Polícia Civil (PCMG) e o CDL, para discutir o trânsito de veículos pesados na região central.
O vereador destacou que o aumento do fluxo de carretas, provocado por desvios da BR-101, na Bahia, tem gerado apreensão entre moradores, especialmente os da Avenida Santos Dumont. Ele relatou um incidente recente com uma carreta bi-trem que não conseguiu subir a ladeira poderia ter ocasionado uma tragédia. "Se fosse na madrugada, poderia ocorrer uma tragédia. E esse não foi o primeiro caso, estamos diante de uma possível ‘tragédia anunciada’. A população está estarrecida”, alertou.

Salomão também pediu cópias dos Laudos Técnicos Estruturais das três principais pontes do município, Magalhães Pinto (Centro), José Celino Andrade (Vila Esperança) e Franz Schapper (Laticínios). Segundo ele, essas estruturas, construídas entre as décadas de 1960, 1970 e 1980, não foram projetadas para suportar o peso atual dos veículos.
“Se não tomarmos uma atitude para preservar nossas pontes, corremos o risco de vê-las interditadas”, afirmou o parlamentar.

Carreta bi-trem carregada comtoneladas de granito que não conseguiu subir a ladeira - Foto: Em Tempo
Atualmente, é comum observar carretas de até 80 toneladas cruzando as vias centrais e pontes de Nanuque. O jornal Em Tempo tem registrado a passagem de caminhões com enormes blocos de granito, o que, além de danificar o asfalto e as pontes, causa rompimentos frequentes nas adutoras de água da Avenida Santos Dumont, prejudicando o abastecimento do centro e diversos bairros.





